domingo, 18 de outubro de 2009

Cálculo de calorias de ração para pet é impreciso, diz especialista

do New York Times

Por que não existem valores calóricos nos rótulos de embalagens de comida para animais? Quantas calorias um gato de 4,5kg deve comer?

"Não há valores calóricos nas embalagens de alimentos para animais domésticos [nos EUA] porque muitas comidas para esses animais não foram testadas quanto a sua digestibilidade e verdadeiro conteúdo por porção ou lata", disse Joseph Wakshlag, professor assistente de nutrição clínica da Cornell University College of Veterinary Medicine;

Os cálculos de valores calóricos são feitos de forma indireta, a maioria com base em uma série de deduções chamadas de equação de Atwater modificada, atribuída ao químico Wilbur Olin Atwater (1844-1907), que estudou a nutrição e o metabolismo humano.

Os resultados desses cálculos "podem ter uma margem de erro bastante ampla", disse Wakshlag. Por exemplo, o conteúdo de gordura de uma lata de alimento pode ser considerado como 5% do total, mas, na verdade, pode ter 7%, uma diferença relativamente grande em termos de energia disponível.

O gato típico precisa de algo entre 200 e 400 calorias por dia, dependendo do metabolismo e da atividade, disse Wakshlag. Porém, as necessidades reais de um gato em particular são melhor avaliadas ao verificar se ele mantém um peso normal para sua estrutura óssea. Se o gato é magro demais (sentem-se as costelas, sem cobertura de gordura) ou gordo demais (abdômen redondo, "cintura" invisível), a quantidade de comida pode ser ajustada gradualmente. Mudanças de peso inexplicáveis exigem uma visita ao veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário