BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 8 de agosto de 2010

Enquete sobre esterilização de cães e gatos na Agência Senado

O site da Agência Senado, responsável pela divulgação das atividades do Senado brasileiro, realiza este mês uma enquete sobre o Projeto de Lei da Câmara n. 4 de 2005, que dispõe sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos, em âmbito federal, e dá outras providências.
O projeto de lei, que pode ser lido online, em sua versão original, estabelecia que o controle populacional se faria pela "esterilização cirúrgica" (castração). Emenda de Plenário aprovada pelo Senado exclui a palavra "cirúrgica", de forma a permitir o recurso a outros métodos, como a castração química.
O objetivo do projeto consiste em evitar o sacrifício de animais, que, no estado de São Paulo, já é proibido.
A pergunta na enquete é se você é a favor ou contra "o projeto (PLC 4/2005) que permite a esterilização de cães e gatos como forma de controle populacional desses animais?".
Leia o projeto e vote na enquete para demonstrar sua posição!

sábado, 26 de junho de 2010

Feira de Adoção no dia 26 de junho de 2010


Mais três filhotes de cachorro foram adotados na feira de adoção realizada pela equipe do Amicão de Angatuba hoje na Praça da Matriz.

Lá estiveram presentes Júnior, Teco e Camila.

A barraca foi montada às 7:30h e desmontada ao final da feira às 13h.

Os cães doados pertenciam ao Teco, morador local, que mostrou interessar em colaborar com os projetos do Amicão em Angatuba de agora em diante.

Eles foram adotados por três famílias que buscavam companheiros para os animais que já tinham em casa!

Colabore você também, seja um voluntário e nos ajude a levar a luta adiante!

Precisamos de sua ajuda para continuar com as feiras de adoção e a fiscalização das condições de alojamento e manutenção dos animais adotados!

Entre em contato com a equipe ou deixe seu comentário para maiores detalhes.





quinta-feira, 3 de junho de 2010

O gato é primo do leão - mas que bicho medroso!


Embora seja um animal doméstico, os gatos são muito pouco compreendidos! Marcados pelo estigma de interesseiros e anti-sociais,é muito comum, por exemplo, que algumas reações de medo sejam interpretadas como reflexo de uma característica arisca.

Não se conhece até hoje, por exemplo, a razão do medo de água com que nascem os gatos! [clique aqui para ler uma nota sobre o assunto].

Mas preste atenção: isso ocorre, em grande parte, porque, ao contrário dos humanos, os gatos são incapazes de expressar emoções em sua face.

Esse ar enigmático, que está na origem dos diversos mitos relativos ao gato (recordem-se, por exemplo, os filmes: A Múmia, Constantine e Spawn, entre outros), pode ser desvendado ao prestarmos atenção em sua linguagem corporal: ele ronrona, se esfrega, a cauda balança?

Para quem tiver interesse, é possível encontrar um "dicionário" da linguagem corporal dos gatos na reportagem da revista Galileu sobre gatos: [clique aqui].

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Despesas veterinárias poderão ser descontadas do Imposto de Renda


Uma ótima notícia para quem cuida bem de seus animais de estimação: o Projeto de Lei 6631/09 do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP)prevê a inclusão de despesas veterinárias nas deduções da base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF).

O PL tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O objetivo do projeto é desestimular o abandono, criar incentivos para a adoção de animais de estimação e evitar o sacrifício desses animais pelos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs), nos estados em que isso ainda é possível (o que não é o caso de São Paulo, em virtude da aprovação do Código Estadual de Bem-estar Animal).

Conheça o texto do Projeto de Lei: clique aqui.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Os cães têm muito mais ética que muito marmanjo...


Qualquer pessoa que tenha um cachorro em casa não se espantaria com os resultados de pesquisas que têm sido publicadas recentemente sobre a moral dos cachorros: eles conhecem as regras da casa e quando as quebram chegam a expressar fisicamente o arrependimento - alguns se escondem e cobrem os olhos, outros se abaixam ou arrastam-se pelo chão, num gesto geralmente gracioso o bastante para garantir o perdão dos donos.
Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP), em especial, sugere sugere que as sociedades canídeas selvagens (cachorros, lobos e coiotes) são as que nos remetem mais proximamente às raízes dos valores éticos humanos.
Os cães adotam adotam regras claras até mesmo para as brincadeiras entre eles, que têm a função de ajudar a construir a relação de confiança entre os membros da matilha. Quando se comportam mal ou acidentalmente machucam um companheiro de brincadeiras, logo procuram se desculpar, exatamente como faria um ser humano bem-educado
Consulte a notícia inteira em: <revistamente&cerebro>.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Câmara de Vereadores de Angatuba autoriza assinatura de projeto piloto de castração!

Esta segunda-feira, os Vereadores de Angatuba autorizaram o projeto encaminhado pelo Executivo municipal para participação do município no programa piloto coordenado pelo Dep. Estadual Feliciano Filho que visa à colaboração entre estado e município para programas de castração.
A partir de agora, o município tem 25 dias para implementar o programa e receber os BRL 76.000,00 para 1000 castrações.
Mais tarde, fotos da sessão da Câmara e novidades!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Desmistificando a castração de cães e gatos

Procedimento diminui chances de tumores e infecções, além de eliminar problemas comportamentais

por Danúbia Guimarães

Os donos de cães e gatos machos torcem o nariz para a castração de seus totós. Há quem acredite que depois de serem retirados os testículos do bichinho, ele perderia sua masculinidade. O caso, no entanto, é desmistificado pela médica veterinária Fernanda Fragata, diretora do Hospital Sena Madureira, localizado na zona Sul de São Paulo. “Os machos castrados têm seu nível de agressividade reduzido, além de ter menos chances de desenvolver tumores nos testículos e na próstata”, explica.

As gatas e cadelas também só têm a ganhar com a castração, contanto que ela seja total, ou seja, são retirados os ovários, trompas e útero, como orienta a especialista. “Estudos recentes revelam que fêmeas castradas antes do primeiro cio têm 98% de chances a menos de sofrerem de câncer de mama, além de terem menos tendência a tumores e infecções no útero”. Vale lembrar também que a famosa gritaria das gatas no cio é extinta com a castração. “Este é um dos principais motivos que levam os donos a trazerem suas fêmeas para a esterilização”.

O mito da obesidade também é quebrado pela veterinária, que explica que apesar do animal ficar menos ativo depois de castrado, ele só desenvolverá obesidade se o dono não incentivar atividades físicas e não cuidar de sua alimentação. Outro ponto importante destacado por Fernanda é o uso de anticoncepcionais e a vasectomia com o objetivo de evitar gestações. Os procedimentos são totalmente desaconselhados, já que aumentam a dosagem de hormônios nas fêmeas, facilitando a incidência de câncer mamário, além de aumentar o risco de doenças venéreas nos machos.

A médica explica que ambos os procedimentos não são utilizados no hospital, já que oferecem mais riscos que benefícios aos animais. “O dono deve ter em mente que assim como os humanos devem ter cuidado com os parceiros sexuais, os animais também devem. É preciso conhecer muito bem a procedência do bicho a ser cruzado, para que não haja a contaminação por doenças venéreas.” Ela orienta que um macho com vasectomia, apesar de não engravidar uma fêmea, pode sim ser o transmissor de doenças graves, por isso que desaconselha o procedimento.

Quanto à idade ideal para a esterilização dos bicinhos, Fernanda destaca que os filhotes entre cinco e seis meses já estão aptos à cirurgia, contanto que já tenham passado por todas as primeiras vacinas e vermifugação. “O procedimento é extremamente simples e geralmente, os animais voltam rápido da anestesia, que é inalada”. Apesar disso, a médica explica que os pets ficam internados 24h no hospital como medida de segurança. “Os gatos, principalmente, tendem a voltar a sua rotina muito rápido e não sabem que foram recém-operados, com isso, os pontos podem se abrir.”

Para finalizar, a veterinária esclarece outro tema polêmico na reprodução de pequenos animais: a gestação tardia. Ela explica que diferentemente das mulheres, que têm menopausa, as fêmeas não castradas podem gerar filhotes até o fim da vida, não sendo recomendável, no entanto, gestações após os 8 anos. Caso seja a primeira gravidez do animal, os médicos não recomendam gestações após os 3 anos. “Os riscos de má formação de filhotes e a possibilidade de cesarianas aumentam nesse período. São riscos semelhantes às mulheres que têm filhos depois dos 40 anos”, conclui a médica veterinária.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fotos do terceiro Amicão de Angatuba (novembro de 2009)

Confira no link abaixo as fotos do terceiro Amicão de Angatuba realizado em 2009.
Agradecemos a todos que nos ajudaram para fazer deste evento mais um sucesso.
Até o quarto Amicão em 2010.

Clique aqui para acessar o álbum do Amicão de Angatuba no Picasa!