BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Propaganda da União Zoófila Portuguesa

O vídeo abaixo mostra uma propaganda de uma ONG portuguesa o amor incondicional dos animais, principalmente o cachorro, com os seus donos.
Será que o ser humano é capaz de comportamento semelhante?

Código de Posturas de Angatuba - Parte relativa aos animais

A cidade de Angatuba possui lei desde 2005 sobre a posse e guarda de animais, mas que ainda não vêm sendo aplicada.

O código de postura discorre sobre vários temas e pode ser achado na íntegra na internet no site da administração direta da cidade de Angatuba.

Abaixo colocamos a parte relativa aos animais que mesmo sendo desatualizada e precisando de modificações possui partes que se dá como necessária sua aplicação para podermos ter uma vida em sociedade com as pessoas respeitando os animais e os outros também.


Prefeitura do Municipio de Angatuba

Estado de São Paulo

LEI COMPLEMENTAR nº 002/2005

Institui o Código de Posturas do Município de Angatuba e dá outras providências”

Capítulo V – Dos Animais
Artigo 61 – Os proprietários dos animais deverão cuidar da saúde e higiene dos mesmos.
Pena : leve.

Artigo 62 - É proibido praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres,
domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena : grave.

Artigo 63 - É proibida a permanência de animais soltos ou abandonados na via pública, sendo responsabilidade dos seus proprietários a guarda dos mesmos, bem como os danos que venham a causar.
Pena : gravíssima.

Artigo 64 - A utilização de animais para a tração de charretes, vitórias e similares será regulamentada por Decreto Municipal, que poderá impor as penalidades cabíveis.

Artigo 65 - Os animais encontrados soltos nas ruas, praças, logradouros, estradas ou caminhos serão apreendidos e recolhidos ao depósito Municipal.
Pena : grave.

Artigo 66 – O animal recolhido em virtude do disposto no artigo anterior, deverá ser retirado no prazo máximo de 3 (três) dias, mediante o pagamento do preço público de manutenção respectiva.
Parágrafo único - Não sendo retirado o animal nesse prazo, a Prefeitura poderá efetuar a sua venda em hasta pública, precedida da necessária publicação.

Artigo 67 - Os cães em geral não poderão andar soltos nas vias e logradouros públicos mesmo em companhia de seu dono, devendo ser conduzido com a respectiva guia ou coleira.
Pena : grave.
§ 1º - Os proprietários de cães apreendidos terão um prazo de 3 (três) dias, a contar da data da apreensão, para retirá-los.
§ 2º - Não sendo retirado nos prazos, será aplicado o disposto no parágrafo único do artigo 66.
§ 3º - Os cães não retirados por seus proprietários e não vendidos em hasta pública, poderão serdoados.

Artigo 68 – São proibidas no perímetro urbano do Município, as seguintes atividades:
a) criação e engorda de porcos;
b) criação de qualquer espécie de gado;
c) criação de abelha;
d) criação de pombos nos forros das construções;
e) criação de galinhas em grande número;
f) passagem de tropas e rebanhos sem a devida precaução.
Pena : grave.

Artigo 69 - Todo proprietário ou possuidor de terreno cultivado ou não, é obrigado a extinguir os formigueiros ou outros insetos nocivos nele existente.
Pena : média.
§ 1º - Verificada a existência de formigueiros na zona urbana, será feita a intimação ao proprietário ou possuidor do terreno onde os mesmos estiverem localizados, concedendo-se o prazo de 20 (vinte) dias para proceder ao seu extermínio.
§ 2º - O serviço de extinção, sem prejuízos pra o proprietário, será, sempre que possível, realizado pela Prefeitura, a pedido do mesmo, com o pagamento das despesas decorrentes.
§ 3º - A Prefeitura sempre fiscalizará o serviço de extinção quando não o realizar.
§ 4º - Se, no prazo fixado não for extinto o formigueiro, a Prefeitura se incumbirá de fazê-lo cobrando do proprietário ou possuidor do terreno as despesas que efetuar acrescida de 20%
(vinte por cento) pelo trabalho de administração, além da multa.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Campanha recolhe edredons para cães abandonados na Inglaterra

da BBC Brasil

Uma campanha da cidade de Manchester, no norte da Inglaterra, está incentivando estudantes a doarem cobertores, lençóis e edredons usados a abrigos que mantêm cachorros velhos ou que foram abandonados.

A iniciativa foi tão bem recebida entre os jovens que, nos últimos dias, foram necessárias seis viagens de van para levar todas as doações das residências estudantis para os abrigos da região.

"Os edredons, por exemplo, têm uma excelente utilidade para nossos cães mais velhos e machucados, que precisam de uma cama mais macia e mais grossa para sentirem menos impacto nas articulações e nos seus ferimentos", disse Lisa Graham, da organização Manchester Dogs' Home.

Os estudantes também doaram caixas de talheres, panelas, pratos e utensílios de cozinha, que serão distribuídos entre organizações que atuam com comunidades carentes.

Fim do ano letivo

O ano letivo terminou nas últimas semanas e muitos estudantes são obrigados a deixar o alojamento universitário.

Para evitar o desperdício de itens que eles não usariam mais, a administração local e a Universidade de Manchester iniciaram a campanha por reciclagem em maio.

Além dos itens de cama e cozinha, foram recolhidas dez toneladas de papel e vidro.

"Os resultados mostram que os estudantes se interessam em contribuir para a iniciativa de reciclagem e reaproveitamento promovida em Manchester", afirmou Nigel Murphy, do Departamento de Meio Ambiente do governo da cidade. "Gostaríamos de ver este trabalho continuar no ano que vem."

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Simon's Cat ( Gato do Simon)



São alguns filminhos legais criados por uma animador inglês chamado Simon e que tem uma gato enfrentando situações cotidianas como protagonista.
Clicando no link abaixo você irá para o site oficial onde poderá assistir a mais alguns filmes.
Até mais.

http://www.simonscat.com/index.html

Cachorros ajudam doentes de Alzheimer a se tratarem



Uma associação protetora de animais na Espanha usa cães em terapias para idosos, pessoas com necessidades especiais e doentes de Alzheimer. Ao acariciar os animais, eles exercitam sua mobilidade e comunicação. Segundo a fisioterapeuta María do Carmen García, algumas pessoas têm dificuldade para demonstrar reações, mas "ao pegarem um cachorrinho no colo logo mudam de expressão". O Alzheimer é uma doença degenerativa do sistema nervoso e se caracteriza por uma progressiva perda de memória e de outras capacidades mentais. Reportagem da EFE. Visite UOL Notícias

domingo, 16 de agosto de 2009

Dia Nacional de Adotar um Animal será comemorado pelo 9o. ano consecutivo



Todos os acontecimentos, sejam eles para o bem e para o mal são gerados nas idéias. A partir de uma idéia, damos um primeiro passo, beneficiando ou prejudicando um pequeno número de pessoas ou até atingindo milhares ou milhões.

Vemos atualmente na Causa Animal, modelos de condutas muito polemicas e confusas sendo praticadas, causando enormes estragos a imagem da proteção animal.
Felizmente, vemos também belos projetos, ultrapassando as fronteiras do nosso país , como modelos que podem ser recriados em diferentes culturas.

Indignação e persistência se combinam para produzir as idéias, transformá-las em projetos e impulsioná-las em ação. Foi esse o ponto de partida para a criação do Dia Nacional de Adotar um Animal. É fascinante esse processo de acreditar na força de uma idéia e não desistir de trilhar um caminho, apesar das críticas, das resistências e dos obstáculos a serem enfrentados.

Esta data, 4 de outubro, esta sendo comemorada pelo 9o. ano consecutivo com apoio de muitos veterinários, ambientalistas , biólogos, jornalistas, professores, empresários, enfim de muitas pessoas que se preocupam com o bem estar dos animais.

Há milhares de outros projetos que já nasceram da força de idéias, sentimentos e desejos de contribuir positivamente para construir um mundo melhor. Em maior ou menor escala, todos nós podemos fazer essas revoluções do Bem, em qualquer momento das nossas vidas.

E, se não for possível contribuir com idéias e trabalho voluntário, pelo menos devemos condenar e lutar contra as atitudes que desrespeitam o direito dos animais. Nunca é tarde para tomar a decisão de entrar na corrente do Bem, que está precisando de milhões de adeptos.

O ideal é compartilharmos da busca de uma solução concreta para o abandono de animais ao lado de pessoas dispostas a oferecer o melhor de si, pensando unicamente em valorizar o animal na sociedade, jamais tentando através de sua postura se projetar para obter vantagens pessoais.

Precisamos de mobilizar as pessoas conscientes, aquelas que mesmo vendo a parte difícil ou negativa da luta, sejam também capazes de enxergar o lado positivo, o mundo além das desgraças e que nos ajudem com seu entusiasmo a vencer os desafios destes tempos, onde temos que enfrentar tantos obstáculos para conseguir ajudar os animais .

É preciso acreditar que com a força de uma idéia e a vontade de trabalhar poderemos amenizar o sofrimento dos animais abandonados, promovendo a posse responsável e a necessidade do controle da natalidade através da castração. Existem muitos animais abandonados à espera da oportunidade de serem adotados . Uma chance de encontrar comida, um teto, saúde e carinho. Enfim, de encontrar uma família, que possa tratá-los com respeito e dignidade.

Adotar um animal exige responsabilidade do dono e um compromisso com a vida deste ser indefeso. O abandono precisa ser encarado como um ato desprezível. O trato dispensado ao animal deveria caracterizar o perfil do caráter da pessoa.

Foram para as pessoas idealistas e construtivas , que o Dia Nacional de Adotar um Animal foi idealizado.Ele nasceu para semear a paz, valorizando os princípios e valores pregados pelo padroeiro da Causa Animal, São Francisco de Assis.

Convido todos a participarem, dando suas sugestões, colaborações, permitindo assim, que esta data consiga atingir os seus objetivos.

O Dia Nacional de Adotar um Animal, propõe que a adoção, seja vista como uma opção na hora de adquirir um animal, sem preconceitos. Neste dia também precisamos fazer uma divulgação da importância da posse responsável e da esterilização , como uma maneira de garantirmos o bem-estar dos animais.

Como você pode participar:

Divulgando esta proposta para seus amigos, nas escolas, nas igrejas, enfim ecoando no coração das pessoas. Através de cartazes confeccionados com muito carinho e criatividade, voce podera divulgar em vários locais públicos, clinicas veterinárias e pet shops.Cada aliado que se disponha ajudar , será sempre uma grande conquista e aumentará a possibilidade de diminuirmos o número de animais abandonados.

A sua entidade poderá realizar eventos de manifestação de apoio e assim, fortalecer a sua participação neste processo de valorização e respeito ao animal na sociedade.Nos comunique sobre o evento a ser realizado, e estaremos divulgando no Informativo.

Todas as sugestões que possam contribuir para que a data seja comemorada com muito entusiasmo e dinamismo , devem ser enviadas para jornalismo@animalivre.com.br


4 de outubro

Dia Nacional de Adotar um Animal

Plante a semente da caridade. Colha os frutos do amor!




Fonte: Vininha F. Carvalho - diretora da Del Valle Editoria

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

No Limite DA CRUELDADE: retrocesso na TV brasileira

Reality-show da Globo exibe galinhas sendo mortas e coruja amarrada

No dia 30 de julho estreou mais um reality-show na TV brasileira. São 20 competidores reunidos em uma praia do nordeste disputando o prêmio de R$ 500 mil. A fórmula já batida, dessa vez ultrapassou todos os limites ao explorar animais em rede nacional.

Em uma das provas, a equipe vencedora ganhou 1kg de arroz, 1kg de batatas e quatro galinhas poedeiras (aquelas capazes de botar ovos). Os participantes tinham duas opções, come-las ou esperar pelos ovos. O grupo decidiu matar duas galinhas e as cenas foram ao ar.

O gesto, além de promover a crueldade em rede nacional, feriu o Art. 32 da Lei dos Crimes Ambientais (N° 9.605/1998) que proibe o abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos – uma lei que sofre do mesmo mal que muitas outras: a impunidade!

O episódio não seguiu critérios humanitários e nem de saúde pública. Em abril a WSPA lançou o Programa Nacional de Abate Humanitário – STEPS, com o objetivo de melhorar o manejo pré-abate e abate dos animais de produção dentro dos frigoríficos. Já a ARCA Brasil, em parceria com a The Humane Society International, lançou a inédita Campanha pelo Fim do Confinamento Intensivo Animal, que propõe mudanças significativas na criação de porcos e galinhas poedeiras.

Grandes esforços realizados com a finalidade de tornar a vida dos animais menos cruel e sofrida. Esse tipo lamentável de postura da maior emissora do país, na busca pela audiência a qualquer custo, causou indignação entre protetores e telespectadores.

Há 16 anos a ARCA Brasil combate a falta de justiça que permite os mais variados e cruéis crimes. O exemplo mais recente é o caso Cão de Quintão (RS), onde dois jovens mataram um cachorro a pauladase divulgaram o vídeo no You Tube. Exemplos negativos veiculados nos dois maiores meios de comunicação: televisão e internet.

Além da morte cruel das galinhas, outra cena chamou a atenção dos mais atentos. Uma coruja que estava atrás do apresentador Zeca Camargo, “enfeitando” o cenário, tentava voar e não conseguia. A ave estava presa por um fio, que apesar de discreto, apareceu nitidamente durante a transmissão ao vivo.

“A coruja nunca deveria ser amarrada, isso é maus tratos, tortura e atitude imoral. Uma ave amarrada pela pata pode sofrer fraturas, além de um stress terrível que pode levá-la a óbito”, explica a Veterinária e Responsável Técnica da ARCA Brasil, Dra. Rosangela Ribeiro.

Durante os últimos dois meses a ARCA Brasil produziu o especial Animais na TV – parte 1 e Animais na TV – parte 2, matérias que questionam a postura do órgão responsável pela fauna brasileira (IBAMA) e a falta de critérios que regulam a punição de animais na TV.

Fonte: http://www.arcabrasil.org.br/noticias/0908_no_limite.html

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Animal como porta-voz da subjetividade - dica de palestra!

PALESTRA

Animal como porta-voz da subjetividade

O psicanalista Fábio Landa é convidado do Departamento Reichiano do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, para ministrar amanhã, 12 de agosto, às 20h, a palestra Animal: anteparo contra a crueldade na clinica cotidiana. A linguagem do animal como porta-voz das leis da hospitalidade segundo Ferenczi e Derrida. Apoiando-se em sua experiência clínica, além das idéias do psicanalista Sándor Ferenczi e do filósofo Jaques Derrida, Landa abordará a relação do analista – e do ser humano em geral – com os animais e sua linguagem. Landa é doutor em psicanálise e psicopatologia fundamental por Sourbonne Paris VII, autor do livro Ensaio sobre a criação teórica da psicanálise (Unesp/Fapesp). Informações: (11) 3866-2730 ou deptoreich@sedes.org.br

Fonte: http://blogdamentecerebro.blog.uol.com.br/

domingo, 9 de agosto de 2009

TRIBUTO A UM CÃO

tradução de um texto do Sen. George G. Vest (1830-1904) -Missouri.


"... O mais altruísta dos amigos que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona e numa mostra ingratidão ou deslealdade, é o cão"
" Senhores Jurados, o cão permanece com seu dono na prosperidade e na pobreza, na saúde e na doença. Ele dormirá no chão frio, onde os ventos invernais sopram e a neve se lança impetuosamente. Quando só ele estiver ao lado de seu dono, ele beijará a mão que não tem alimento a oferecer, ele lamberá as feridas e as dores que aparecem nos encontros com a violência do mundo.
Ele guarda o sono de seu pobre dono como se fosse um príncipe.
Quando todos os amigos o abandonarem, o cão permanecerá.
Quando a riqueza desaparece e a reputação se despedaça, ele é constante em seu amor como o Sol na sua jornada através do firmamento. Se a fortuna arrasta o dono para o exílio, o desamparo e o desabrigo, o cão fiel pede o privilégio maior de acompanhá-lo, para protegê-lo contra o perigo, para lutar contra seus inimigos. E quando a última cena se apresenta, a morte o leva em seus braços e o corpo é deixado na laje fria, não importa que todos os amigos sigam seu caminho: lá ao lado de sua sepultura se encontrará seu nobre cão, a cabeça entre as patas, os olhos tristes mas em atenta observação, fé e confiança mesmo à morte".

Este tributo foi apresentado ao júri pelo ex-senador George G. Vest ( então advogado), que representou o proprietário de um cão morto a tiros propositadamente, pelo vizinho. O fato ocorreu há um século na cidade de Warrensburg, Missouri, nos EUA. O senador ganhou o caso e hoje existe uma estátua do cão na cidade e seu discurso está inscrito na entrada do tribunal de justiça ainda existente na cidade

fonte: http://www.upanimais.org.br/textos/tributoaumcao.asp

SABEDORIA CANINA

Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-lo;

Seja sempre leal;

Quando houver necessidade, pratique a obediência;

Quando alguém estiver passando por um mau dia, fique em silêncio, sente-se próximo e, gentilmente, tente agradá-lo;

Deixe os outros saberem quando invadirem o seu território;

Evite morder quando apenas um rosnado resolver;

Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que não tiver e não fique muito tempo amuado... corra imediatamente de volta para os seus amigos;

Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada. Não perca as oportunidades de passeio. Experimente o prazer do ar fresco e do vento;

Corra e brinque diariamente. Quando estiver feliz, dance e balance o corpo;

Sempre que puder, tire uma soneca e se espreguice ao levantar. Nos dias quentes, descanse embaixo de uma árvore frondosa

fonte : http://www.upanimais.org.br/textos/sabedoriacanina.asp